quinta-feira, 17 de maio de 2012


FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

A proposta educacional e política de Platão não é absurda. Aliás, ele apresenta de forma muito evidente que há uma estreita e necessária relação entre Política, Conhecimento e Educação. Quando sugere o sentido da Educação como Paidéia (Educação integral – corpo e alma), como um meio de construção de uma república ideal, sedimentada no Bem, no Justo e no Belo, ele dá um caráter muito parecido com o que entendemos por educação hoje.
A Filosofia tem como característica despertar a consciência critica a todos aqueles que a procuram, presente nos diversos ramos da ciência desde os filósofos primitivos até nossos dias, daí cabe ressaltar a importância da mesma na nova forma de educação, que se destaca como formação humana.
Esse tema por ser de abrangência ampla em todos os ramos da educação merece uma atenção maior quando discutida como possibilidade de mudanças, as quais facilitarão aos profissionais da educação desenvolverem métodos que atenda verdadeiramente aquilo que se propõe o método ensino-aprendizagem.
Estudando as novas metodologias apresentadas constantemente para um ensino de qualidade é que o tema Filosofia da Educação serve como norteador nos diversos debates sobre essa questão tão pertinente em nosso País.
Ao longo da história da educação, tem se presenciado uma verdadeira preocupação com os novos desafios da humanidade em ver na educação uma forma de ensinar a criança e os jovens para assumirem responsabilidades na sociedade. A tarefa da Filosofia vem ao encontro dessa realidade por ser uma ciência voltada para as questões sociais, culturais, políticas e formadora do homem.
Seguindo esses princípios nosso trabalho tem como intenção, buscar desenvolver uma metodologia embasada nos parâmetros filosóficos no desenvolvimento de uma consciência critica desde o ensino fundamental, onde a criança vai iniciar sua formação para a vida futura. A busca da verdade é o que liberta o ser humano. Ao longo da história da humanidade, seu incansável desejo por descobrir a si mesmo e a tudo o que lhe rodeia, levou ao homem a percorrer o caminho da evolução e o progresso. O fato de contar com uma concepção da vida foi um estímulo determinante em tal busca. A necessidade de ideias claras que orientam seu desenvolvimento e o ajudem ao progresso contínuo de suas sociedades, fez que o pensamento humano transcenda e indague sem descanso pelos mais recônditos rincões do saber.
O fim básico de fazer um percurso pela Filosofia da Educação, tem seus fundamentos em ajudar ao professor a encontrar a si mesmo e adquirir uma visão em bases racionais sobre o sentido de sua vida. Isso definitivamente contribuirá na formação e na orientação de seus alunos.
Fonte: http://www.recantodasletras.com.br/artigos

2 comentários:

  1. A filosofia da educação é caracterizada como uma atividade reflexiva, que tem como objeto as reflexões feitas sobre os vários aspectos do processo educacional; a teoria educacional é uma atividade reflexiva, que tem por objeto básico a realidade educacional e não reflexões que tenham sido feitas sobre esta realidade; estas reflexões servirão de subsídios ao teórico da educação para que este elabore suas próprias conclusões, mas ele tem, basicamente, que "debruçar-se sobre a realidade educacional", para entendê-la, explicá-la, criticá-la e propor sua reformulação

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  2. Há uma pedagogia que acredita que a educação se realiza como uma maneira de tornar o aprendiz aquele que assimila regras que não são suas, mas que passarão a ser suas e que, por isso mesmo, o tornarão uma pessoa educada. Há uma outra pedagogia que entende a educação como uma maneira de tornar o aprendiz capaz de forjar suas próprias regras e, tendo isso ocorrido, ele pode se considerar uma pessoa educada. Assim, a educação se auto-avalia e é avaliada a partir de uma filosofia da educação.

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